segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A MAÇÃ NO ESCURO , NÃO , NO CLARO... É SEMPRE TRISTE , MINHA FILHA , CLARISSE*

Li Travassos, de Curitiba

Qualquer pessoa que começa a sentir os problemas causados por DNA (data de nascimento antiga) pode fazer uma extensa lista das desvantagens de envelhecer. Eu mesma por vezes me pego fazendo isso junto com alguma amiga. Um horror. Por isso, resolvi fazer uma lista de 10 vantagens de envelhecer. Todas elas, advindas da sabedoria que vem junto com a idade. Talvez , mesmo que você seja muito jovem, possa ganhar alguma coisa ao ler esta lista. A idade me ensinou que:

01) Aquilo que você veste, os adereços que usa, o modo como você anda, tudo isto manda uma mensagem a seu respeito. Se a mensagem não é aquilo que você quer que pensem de você, então você precisa mudar sua aparência, especialmente se você trabalha para outras pessoas. Por exemplo: se você tem um monte de tatuagens aparentes e usa piercing, e se precisa de emprego, a não ser que o esteja procurando em um lugar cujo maior requisito é a criatividade, dificilmente irá passar a mensagem de que é capaz de se adaptar minimamente às regras da empresa. Claro, cada um tem o direito de se vestir como quer, e o respeito as diferenças, especialmente em locais de trabalho que não fornecem uniforme, deveria ser um princípio básico. Mas convenhamos que há algumas convenções sociais que, queiramos ou não, precisam ser seguidas, sob o risco de comprometer nosso futuro.

02) Porém, preocupar-se com o que os outros pensam de você tem limites. Se você é honesta (o), ética (o) e responsável , se cumpre com todas as suas obrigações, se usa roupas adequadas a seu local de trabalho, se é gentil e educada(o), está fazendo sua parte, não? Preocupar-se demais com o que os outros pensam sobre você é acumular sofrimento desnecessário à sua vida . É pedir para sofrer . Afinal, sempre vai haver alguém que te acha feia (o), gorda (o), chata (o), metida (o), mal informada(o)... Alguém que vai pensar que você dança mal , se veste mal , se alimenta mal ... Se desta pessoa não depende seu emprego, se você não depende da aprovação dela para nada, então o problema é dela, não seu.

03) Você não precisa ver aquele filme famosíssimo, que tooooooooooooooooodo mundo viu, se você acredita que ele é super violento e não vai te fazer bem , ou é um tédio , ou ruim por qualquer motivo . Se alguém perguntar , não tenha vergonha de dizer que não viu e nem vai ver . Simples assim . Outra coisa : você não precisa ver um filme até o fim só porque começou, ou porque pagou o aluguel na locadora ou o bilhete no cinema . Achou uma droga ? Desista, mude de canal , desligue, levante e vá embora ... Na boa.

04) Da mesma maneira , você não precisa ler um livro só porque os outros acham bom , ou mesmo porque é de um de seus escritores prediletos . Eu amo Clarisse Lispector. Mas nunca consegui ler "A maçã no escuro ". Comprei o livro mais de uma vez. Tentei começar a ler mil vezes e meia . Tentei ler do meio em diante . Nada . Levei a última cópia que tive em um sebo , troquei por outro livro dela e parei de sofrer .

05) Em se tratando de escritores , artistas plásticos , diretores de cinema , ou o famoso que for, você não tem que gostar de quem todo mundo gosta . Você pode até respeitar, mas não gostar . Eu não gosto de Machado de Assis. Eu não gosto da maioria dos escritores clássicos . Não gosto muito de Borges. Já sofri um tanto com tudo isso , agora não sofro mais . Não gosto das obras de Van Gogh, e nunca sequer sofri por isso ...

06) Se você está envelhecendo, seu corpo vai mudar . Aparentemente para pior . Mas , se hoje você não tem mais o corpinho dos vinte anos, sabe bem melhor como ele funciona, não? E você também não precisa ter o peso ideal das tabelinhas peso / altura para ser feliz . Só tem que se sentir bem com seu corpo e ter saúde. Se acha que vai ser mais feliz mais magra (o), vá em busca disso...

07) Tem coisas que a gente queria saber fazer , mas não sabe. Algumas ainda pode tentar aprender . Outras, não tem talento para , e não vale a pena . Eu, por exemplo, não quero aprender a cozinhar. Sei montar uma pizza , cozinhar macarrão , arroz, feijão , mas afora isso ... Se quiser, posso até fazer um pão integral bem bacana, mas esta história de se enfiar na cozinha , passar horas com o umbigo no fogão , curtindo a " alquimia dos alimentos "... sinceramente ! E olha que adoro comer . Mas como eu já tenho o prazer de comer , deixo aos outros o prazer de cozinhar... Depois , posso lavar a louça (curtindo ou não ). Ainda tenho esperanças de aprender a costurar , a falar fluentemente alguma língua que não seja o português ... Vamos ver o que rola primeiro : eu aprender , eu desistir ou eu morrer ... Agora , o que vou tentar aprender a fazer ou não, sou eu que tenho que decidir , em função do que isto vai melhorar minha vida e me fazer mais feliz ...

08) Sapatos de salto alto e bico fino são uma tortura feminina muito parecida com espartilhos e outras coisas absurdas que as mulheres já usaram em algum momento da história . Detonam com a coluna , com os dedos , apertam, machucam, acabam com os pés . Não uso mais . E pronto . Nem em festa de casamento . Fim .

09) Se você não aprender a dizer não vai acabar assumindo tarefas que não conseguirá cumprir , brigando com amigos de quem você gosta , tornando a convivência familiar um inferno, enfim, sendo muito infeliz . Por sua própria culpa . Porque a gente não pode fazer tudo que os outros querem o tempo todo . Mas eles têm o direito de pedir , não têm? Sendo assim , só há uma maneira de resolver a situação : quem precisa pede, quem pode e quer diz sim , quem não pode ou não quer diz não . Simples assim .

10) É preciso aprender a relevar . Até onde você puder e não te fizer mal . Se você ama uma pessoa ( como familiar , amante ou amiga ) e ela cometer um erro, se isso não te afetar demais , releve. Evite " discutir a relação " toda vez . Mas cuide para que não vá virar uma bola de neve , ou um dia você acaba explodindo, e a relação pode acabar de vez.


* Corruptela de frase do belíssimo poema de Drummond, " Não se mate " ("O amor no escuro , não , no claro, é sempre triste meu filho , Carlos"), com nome de livro de Clarisse Lispector ("A maçã no escuro ").

Nenhum comentário: