terça-feira, 12 de julho de 2011

Deus-Cavalo

Você sabia que Jesus (Ie-su), em grego, quer dizer Deus-cavalo, espécie de Pégaso? Todo Deus-cavalo ou Pégaso é um Jesus, só que ainda não Khristós, ainda não Ungido. E olha que não falta ar para ungir o Deus-cavalo.
Pégaso (em grego Πήγασος) é um cavalo alado símbolo da imortalidade. Sua figura é originária da mitologia grega, presente no mito de Perseu e Medusa. Pégaso nasceu do sangue de Medusa, quando essa foi decapitada pelo poeta Perseu.
Por uma fenomenal patada do lendário Pégaso que feriu uma pedra, a Fonte Hipocrene foi criada. As águas dessa fonte possuíam a propriedade de fornecer a inspiração a quem dela sorvesse. Foi lá que Orfeu (o Deus da Música) recebeu sua instrução artística. Em torno da Fonte Hipocrene as Musas ainda hoje executam, com seus pés leves e incansáveis, graciosos movimentos de dança, e desfiam aos quatro ventos a harmonia de suas cristalinas vozes.
O poeta Perseu (que, às vezes, também se transformava numa Chuva de Ouro) decapitou a Medusa (o excesso da culpa que costuma petrificar a alma) e do sangue da Medusa nasceu Jesus (Ie-su): Pégaso ou Deus-cavalo.
Resumo: Assim, só posso concluir que, para tonar fluido o que nos petrifica, devemos decapitar o excesso de culpa, de tristeza e rir mais. O riso dispensa Deus e esterca as nuvens. O poeta Perseu (também conhecido como Chuva de Ouro), ao decapitar a Medusa ou Morte da Alegria, fez com que surgisse do sangue da monstruosa Medusa uma possibilidade divina ou Deus-cavalo ou Pégaso (em grego Ie-su, que só será Khristós (Ungido) quando esse Pégaso, com um de seus cascos, bater na pedra (naquilo que é duro, travado, taciturno), para que da fenda dessa pedra jorre a água cristalina da poesia, da dança e da alegria dos homens e das mulheres. Não custa nada parodiar aqui um verso de Helena Kolody:

E do longo sono da terra, do longo sono da Medusa sombria, o carvão acorda diamante.

Fernando José Karl

Nenhum comentário: