segunda-feira, 6 de setembro de 2010

É, EU VOU VOAR, POR ESTA VIDRAÇA, EU VOU PASSAR...

Li Travassos

Desde o dia 1º deste mês de setembro do ano da graça de 2010, está em vigor uma lei que obriga os proprietários de carros particulares a transportarem seus filhos da seguinte maneira: de 7 a 10 anos no banco traseiro com cinto de segurança, de 4 a 7 anos no banco traseiro em assento de elevação, de 1 a 4 anos no banco traseiro em cadeirinha, e menores de 1 ano também lá atrás em bebê conforto. Todos os itens extras custam caríssimo, e estão mais caros ainda, agora que não são encontrados, claro! Mas quanto vale a vida de seu filho? Vale muito, não é? Você não vai deixar de ser extorquido hoje, para amanhã chorar lágrimas de sangue por ter que enterrar seu filhinho que morreu por conta de você ser mão de vaca, vai??? Afinal, quem te mandou ter carro do ano?

Pois esta regra só vale para carros produzidos depois de 1999, que têm o cinto de três pontos, obrigatório a partir de então. Se você tem um carro velho, não precisa se preocupar, pode deixar seu filho apenas no cinto de segurança. Se tiver muitos filhos pequenos, bota o maior no banco da frente mesmo, paciência... Se acontecer algum acidente, vamos rezar para que não tenha consequências mais graves...

Agora, se você anda de transporte coletivo, e carrega seu(s) filho(s) pequeno(s) com você, aí não tem jeito... A gente não ia cobrar das pobres empresas que, além de colocarem este tipo de dispositivo nos ônibus, metrôs e trens, ainda disponibilizassem passagens de graça para quem não pudesse pagar para transportar os filhos sentados, né? Aliás, transporte coletivo não tem nem cinto de segurança nos assentos. E ia ter por quê??? Se a grande maioria das pessoas vai de pé mesmo, por que iríamos defender a vida apenas dos que tiveram a sorte de arrumar um lugar para sentar? Os direitos são iguais! E é claro que mulher com criança no colo não tem lugar garantido... Não pariu Mateus? Que o embale... E as freadas do ônibus até ajudam a embalar, não é mesmo? Criança maiorzinha então, vai de pé mesmo, que não pagou passagem e não tem nada que sentar... E nos ônibus intermunicipais e interestaduais? Estes pobres coitados dos donos das empresas já são obrigados a fornecer lugares de graça para os idosos que não podem pagar!!! Já imaginou se fossemos cobrar que tivessem dispositivos de segurança para crianças, que as crianças tivessem que ir cada uma em uma poltrona, aí esta ou aquela família não pode pagar, iria sobrar para quem? Para quem, para quem??? Para os infelizes dos donos das empresas, já tão explorados de tantas maneiras pela população.

Não dá, assim não dá! Segurança no trânsito é para quem pode, e é responsabilidade de cada um. Está preocupado? Compre um carro, ou tire seu carro da garagem para levar seus filhos à escola todos os dias, faça alguma coisa pelo bem estar de todos! Mexa-se! Seu egoísta!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Um dia destes,eu estava pensando ,justamente nisso: as crianças que moram na vila Aparecida,um bairro pobre, no continente,não sabem o risco que correm. Claro, para as crianças é uma festa cair uns em cima dos outros ,dentro do ônibus,que desce a mil,o morro. Eu pego este ônibus todos os dias,bem na descida do morro,entro sempre caindo,pois não dá tempo de passar a catraca e alcançar um banco. Já estava achando que era "culpa" dos meus quase 49 anos.Que nada ! É o transporte para os pobres mesmo!

jussara disse...

sobre o comentário anônimo: é meu...srsrrs Jussara ( eu sempre erro a publicação)

Simone disse...

Oi LI, oi Pobres... muito bom, Ja tenho a cadeirinha pra minha filha, mas pensava exatamente isso. Voce escreve divinamente. Parabens!