sexta-feira, 9 de julho de 2010

Trabalhadores gregos estão em luta

Elaine Tavares

Os trabalhadores gregos saíram às ruas nesta quinta-feira para protestar contra o governo e contra as medidas neoliberais que vêm sendo implementadas, tirando direitos e diminuindo salários e aposentadorias. A capital, Atenas, parou totalmente. O transporte público não funcionou e até os vôos foram cancelados por mais de quatro horas, pois os controladores decidiram aderir ao movimento. Nao houve saídas para as ilhas e todos foram chamados a participar da luta.

Já de manhã bem cedo era possível ver os grupos de soldados se posicionando pelas ruas da cidade. Em pequenos grupos eles tomavam as principais saídas da área central, onde se concentrariam as manifestações. A partir das nove horas da manhã, quando no Brasil todo mundo ainda dormia, em Atenas as gentes iam saindo, devagar, de suas casas, em direção às praças onde estavam concentradas as centrais sindicais, o partido comunista e outros sindicatos menores, independentes.
Com bandeiras, faixas gigantes e os tradicionais apetrechos de passeata, o qual o mais típico é um enorme porrete que serve de mastro de bandeira, mas que também pode ser usado na hora de se defender da polícia, assim como as máscaras contra gás, o povo foi se concentrando aqui e ali. Logo, eram milhares. Comícios, palavras de ordem, caminhadas pelas ruas, tudo era motivo para chamar quem ainda nao tinha vindo.
Quando chegou a hora do meio-dia, o centro da cidade, onde está a sede do parlamento, ja estava tomado. A impressão era de que toda a cidade ali estava. Velhos, crianças, muitos jovens e até cachorros somavam-se àquele rio humano que ia varrendo cada rua. Na sede do parlamento, a cena que é igual em todo o planeta. Centenas de policiais, armados até os dentes, impedindo a passagem do povo.
O sol, a esta hora, em Atenas, é de matar qualquer um. Mas ninguém na multidão pretendia arredar pé. O dia inteiro acontecem caminhadas e manifestações. No final da tarde, um grande ato encerra o dia de greve geral. Ate o início da tarde, tudo caminhava tranquilo. A adesão em massa mostra que por aqui ninguém está de brincadeira. Se as medidas vierem contra os trabalhadores, eles saberão como reagir.

Veja o vídeo da caminhada da manhã no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=_lT0kzsCctA


Nenhum comentário: