segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sindicato discute a prática do Jornalismo em Instituições Públicas

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) promove, no dia 5 de julho de 2010, segunda-feira, às 19 horas, na Casa da Memória (Rua Padre Miguelinho, nº 58, esquina com a Rua Anita Garibaldi, na frente da Câmara de Vereadores) em Florianópolis, mais um Círculo da Palavra, que desta vez discutirá “A Prática do Jornalismo em Instituições Públicas”. Serão debatidos temas como a situação do trabalho do jornalista na instituição (problemas laborais, condições de trabalho, doenças, assédios), os limites entre a prática do jornalismo, da propaganda e das relações públicas nessas instituições e os principais desafios dos jornalistas que nelas atuam.

O debate será, depois, transformado em mais um “Cadernos de Jornalismo”, que será distribuído nas escolas e entre os colegas jornalistas. Neste mesmo dia (5 de julho) será lançado o primeiro "Cadernos", que trata da prática dos repórteres fotográficos em Santa Catarina, tema discutido em um Círculo da Palavra realizado no ano passado.

A mesa sobre o Jornalismo em Instituições Públicas será formada por:

- Caio Teixeira, jornalista no Tribunal Regional do Trabalho (TRT12)

- Lúcia Helena Vieira, jornalista na Assembléia Legislativa de SC (Alesc)

- Moacir Loth, jornalista na Universidade Federal de SC (UFSC)

- Ricardo Leandro de Medeiros, jornalista na Prefeitura Municipal de Florianópolis

O SJSC enfatiza a importância da participação dos jornalistas, filiados ou não, na atividade. Hoje, em função do enxugamento cada vez maior das vagas nas redações dos meios de comunicação, as instituições públicas se constituem em importantes locais de atividade profissional. Em função do fim da exigência do diploma, um desafio que se coloca é discutir questões como a qualificação profissional, as relações de trabalho e a própria dinâmica e os limites do exercício profissional.

Participe de mais essa atividade do seu Sindicato!

Nenhum comentário: