quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina inicia campanha contra os oligopólios de mídia

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina batizou de Primavera Quente a série de atividades em defesa do diploma para o exercício da profissão de jornalista e contra os oligopólios de mídia. A primeira foi no dia 3 de setembro de 2009 na Esquina Democrática, em Florianópolis, com o lançamento de um abaixo-assinado e de um texto explicativo para a população sobre os problemas provocados pela concentração de meios de comunicação em SC, com ênfase no caso do Grupo RBS. O objetivo é que o abaixo-assinado circule em todo o Estado e seja anexado à Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal contra o oligopólio praticado pela empresa gaúcha.

LEIA O TEXTO ENTREGUE À POPULAÇÃO:

A palavra é complicada, tal como é complicada a situação: oligopólio. Mas o que é isso afinal? Oligopólio, palavra de origem grega, é uma condição na qual um único grupo de empresas domina uma determinada oferta de produtos e serviços. Nesse caso, estamos aqui falando da informação. Em Santa Catarina uma única empresa determina o que cada um de nós lê, ouve ou vê. É a RBS. Hoje ela é dona de todos os jornais de grande circulação no Estado: Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina. Além disso, domina a televisão em todo o estado com várias geradoras e retransmissoras, tendo ainda rádios e canais a cabo.

POR QUE O OLIGOPÓLIO É RUIM?
Primeiro, porque é ilegal. A Constituição brasileira, no seu artigo 220, diz que os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.
Segundo, porque no campo da informação, quando um único grupo determina o que é divulgado, isso é ruim para a democracia. As pessoas têm apenas uma visão dos fatos e esta visão não é neutra e muito menos imparcial. As empresas de comunicação têm seus interesses e sua ideologia.
É muito importante para a efetivação de uma verdadeira democracia que as pessoas possam ter várias visões sobre as coisas que acontecem. E mais, além das múltiplas visões, as pessoas precisam ver nos jornais e na TV a vida real, de verdade. No geral, o que vimos na televisão não tem nada a ver com a gente. Falam os políticos, falam os empresários, os ricos e os famosos.

E a vida da gente? Não sai no jornal
Os empobrecidos e os trabalhadores só saem na mídia quando são vítimas de tragédia ou quando são mostrados como bandidos. Mas não é isso que são. O povo constrói a cidade, o Estado, o país. O povo faz festas, trava lutas, sonha, trabalha. As gentes querem ser vistas como seres que ajudam a fazer esse país ir para frente.
Com o oligopólio (domínio) da informação na mão da RBS, o povo fica prisioneiro de uma única empresa. Por isso, queremos o seu apoio para que a lei seja cumprida. Se a Constituição diz que não pode haver oligopólio, por que isso não é barrado? Hoje está na Justiça uma ação que pede o fim do oligopólio em Santa Catarina. Faça valer a lei! Exija seu cumprimento. Assim, cada um dos habitantes deste estado estará ajudando no processo de construção da soberania comunicacional, que significa o direito de se ter várias visões sobre os fatos.

Assine o abaixo-assinado pelo fim do oligopólio de mídia!

Nenhum comentário: