quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Filosofia e noite escura

Jussara Godoi
Numa noite dessas, ouvindo o barulho do vento, resolvi abrir uma das janelas do apartamento, que fica próxima a uma pedra monumental, obra da arquiteta natureza. Bem no alto, estão as plantas que cresceram sem a ajuda humana. Por alguns instantes senti pena de um pequeno coqueiro, que lutava para conseguir ficar em pé, parecendo me pedir socorro. Fiquei olhando e pensei: será que ele sabe o que se passa ao seu redor? Atrás de mim, estava a TV ligada. Ao levantar para ouvir o vento, deixei em canal qualquer. Era um debate filosófico, cujo público era formado por educadores e o tema “Família, Educação e Cidadania”. Fiquei entre ouvir o vento e o debate. O palestrante se esforçava para passar a sua idéia sobre a atual situação da sociedade. Em alguns momentos, com citações bíblicas, comparava a maioria da sociedade aos fariseus. Percebendo que daquele debate pouca coisa era relevante, revolvi mudar de canal. Desta vez, era um psicanalista que falava sobre "Ética na contemporaneidade", baseado em Spinoza e Nietzsche. Voltei os olhos novamente para o coqueiro se debatendo e, desta vez, desejei estar no seu lugar, pois sua luta contra o vento me pareceu mais leve do que aquela que eu nem sei direito qual é... Fiquei por mais alguns instantes a olhar a noite escura. Depois pensei em algumas amigas, que de vez em quando se sentem assim e ficam a desejar que venha a grande onda... E quem sabe ela nos dê uma resposta.

Um comentário:

elaine tavares disse...

Uau.. que lindo Juca... e eu fiquei assim vendo na tv aqueles guris que mataram dois caras no sábado. "Eles pegaram nosso mano e gente foi lá e explodiu eles". Que venha a onda.. que venha e nos liberte....