segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Um Encontro Soberano!

(Texto de agradecimento e compromisso)

Da Redação do Portal Desacato

www.desacato.info

Estudantes, trabalhadores, representantes de setores sociais e comunitários, jornalistas, operários da palavra, do desenho, do teatro, do vídeo; soberanos na arte de resistir ao sistema capitalista e ao Imperialismo reuniram-se em duas jornadas de chuva e muito frio na Ilha da Magia, em Florianópolis, SC, Brasil, para festejar política e culturalmente o 1º Aniversário do Portal Desacato.

É preciso partilhar com os companheiros que não puderam estar presentes, ou fazem parte deste vínculo comunicacional desde o exterior do Brasil, alguns aspectos dessa reunião de dois dias. Sobretudo, os aspectos humanos que Desacato deve comemorar de forma duradoura.

Da perspectiva do Portal desde seu início, a cultura não pode nem poderá estar dissociada da expressão resistente e revolucionária da comunicação. Por isso, no Encontro se deu especial ênfase à representação, a poesia, o teatro amador, a fotografia, o desenho e a charge. Numa amálgama onde os companheiros enriqueceram de talento a atividade. Dentre eles, Dino Gillioli apresentou e representou trabalhos do seu livro Cem Poemas; houve a atuação de Joana di Migueli e a “múltipla” Vanessa Bortucan na peça breve “A Pauta que o Pariu” do Raul Fitipaldi; os Contos representados magistralmente por Bel Gomes; o olho-lente da jovem fotógrafa Flora Lorena “Pelas Ruas de Floripa”; vídeos históricos do camarada Che, do Movimento Passe Livre e uma banca de publicações onde o jornalismo e a cultura operária, junto com a queridíssima Revista Pobres e Nojentas, jorraram cultura e política revolucionária com um energia própria da poesia brechtiana e as cálidas fontes que emergem da identidade brasileira.

A Família Social do Portal, apostada em diversos países e continentes, foi apresentada através do vídeo gravado em telefones celulares, câmera webcam, câmeras de fotos, câmeras de televisão (veja tudo nos youtube) e num “álbum” de família comunicacional criado e editado por Tali Feld Gleiser, com a colaboração técnica de William Fonseca.

Mas, o debate não poderia faltar nesta cita. Os temas apresentados desde o eixo central da Soberania Comunicacional e a Decadência das Instituições Burguesas de Dominação deixou portas abertas à ampliação destas discussões em outras grandes cidades do estado do Sul do Brasil, e certamente vingará ao longo do território nacional. O compromisso inarredável do Portal Desacato, da Revista Pobres & Nojentas e da Agência de Notícias do Contestado (AGECON) para a instalação e amplificação deste debate, terá continuidade em 12 e 13 de dezembro numa cidade do oeste catarinense: Caçador, por iniciativa do Coletivo Social que dá suporte à AGECON. O compromisso de discutir a necessidade de implantar uma rede de informação popular, de compreender a importância do que gira em torno ao conceito de Software Livre e de discutir a criação de brigadas de comunicação solidária, ficou instalado. O importante pólo carvoeiro e cerâmico de Criciúma, onde se reflete profundamente a desumanização do trabalho e da comunicação, assim como a Região do Contestado, onde a semi-escravidão impera, receberão nos próximos meses os resultados destas iniciativas de discussão imprescindível. Também houve o compromisso de criar mecanismos legais para a defesa dos movimentos sociais e expressou-se a vontade de acompanhar a retomada da luta pela Tarifa Zero em fevereiro do ano próximo quando os poderes do sistema pretenderão renovar as concessões já irregulares do transporte “público” de passageiros. A contribuição de companheiros como Elaine Tavares, Marco Arenhart, Jilson de Souza, Juan Luis Berterretche, Marcelo Pomar, Glauco Marques, Lelê de Souza e Raul Fitipaldi deu embasamento a estes compromissos, em mesas coordenadas por Míriam de Abreu e Carlos Alberto Raulino.

Tivemos nosso momento de recordação e saudades. Despedimos mais uma vez, com grande dor e com o compromisso de seguir seu exemplo, a partida Até Sempre do jovem companheiro e lutador social Alex “Little” Marchi, falecido dias atrás aos 29 anos, contando com a presença da sua mãe e seu irmão, e lembramos o escritor chileno Volodia Teitelboim que se foi no início deste ano. Com seu nome batizamos o Prêmio de Literatura e Comunicação com o qual distinguimos a jornalista independente Elaine Tavares de Santa Catarina, a escritora paulista Luciane Recieri & Godói e o multifacético escritor, roteirista, cronista e ator Koldo Campos Sagaseta do País Basco. Na oportunidade apresentamos a nova logomarca do Portal criada pelo grande artista dominicano e companheiro José Mercader.

Houve um momento especial de destacar as nossas jovens companheiras que permitem que o Portal transite em duas línguas, Allisson Gabrielle, Jole de Melo, Vanessa Bortucan e Verônica Loss, apresentando suas versões de escritores e pensadores tais como Urda Klueger, Mario Rossi, Charles Udry e Leonardo Boff, e jovens expoentes do pensamento brasileiro como Russ Howell, Jacky Hinckel, Elisa Veras, Douglas Maçaneiro e d. B. Cooper.

Agradecemos a contribuição dos companheiros do Sinergia (Singval e Júlia Máris), a participação de Cássio dos Bancários, de Anna Paula dos Servidores Municipais, de Simara Pereira do MPL, dos companheiros da Agecon, do Secretário Geral da Academia Catarinense de Letras, escritor João Nicolau Carvalho, da jornalista e poeta Rosângela Bion de Assis, de Silvio e Amauri Soares que viabilizaram o local para o Encontro, do poeta das ruas Uby, do cineasta Nestor, e dos amigos e amigas que estiveram presentes ou enviaram suas mensagens do Brasil e do exterior. Um agradecimento especial para Alquímidia que nos dá suporte nas pessoas de Thiago Skárnio e Pablo Mizraji e o Instituto de Estudos Latino-americanos da Universidade Federal de Santa Catarina pela divulgação.

Uma mensagem especial para alguns companheiros de fora do Brasil:

Verônica Loss, Torquato, Anaïs, Simon Ernesto, Hugo Peña, Jorge Jorge González, Ernesto Herrera, Pablo Wajner, Carola Cháves, Orlando Balbás, Henry Rueda, Nelson Lucena, Pedro Echeverría, Gonzalo Abella, Juan Kalvellido, Mey, Narciso Isa Conde, dentre outros: Sua imagem e palavra produziram na companheirada tal emoção e tal atenção que muitas vezes as lágrimas de emoção, já antes dedicadas ao Alex, se foram tornando em orvalho de felicidade que rolava por cada rosto cheio de carinho por vocês. Sentimos também conosco a companhia espiritual de Raul Crespo, de Alexis, lembramos o material reproduzido de grandes jornalistas com os quais enriquecemos nosso espaço como Gennaro Carotenuto e Silvia Cattori, que gozam de um respeito enorme entre os leitores do Brasil. A colaboração de vocês todos e as reproduções do material de tantos lutadores fundamentais, será acrescida de muitos nesta luta por levar a verdade dos resistentes ao sistema. De novo e como sempre, obrigado por esta troca libertária que atravessa céus e mares, sem vaidades, sem urgências, sem outro limite que a camaradagem e o empenho comum na tarefa de transformar a comunicação.

Um compromisso nos reúne desde Brasil e desde todos os pontos do mundo: as Palavras de Resistência devem chegar aos trabalhadores, aos desempregados, aos estudantes, às minorias, aos povos originários, aos países que têm seu solo usurpado, aos diferentes, que renegam este sistema. Renovamos o compromisso com os companheiros do Brasil e de mais de 20 países para que esta tarefa continue, se amplie, de maneira humilde, sem concorrer com nada nem ninguém, apenas somando a caminho da Liberdade.

Da Redação e do Conselho Editorial do Portal Desacato,

Tali Feld Gleiser e Raul Fitipaldi

Um comentário:

Pablo Mizraji disse...

Queria agradecer a Elaine e toda a equipe desta ácida e fantástica revista, então... cítrica, melhor assim, que se propõe a tomar a iniciativa que muitos não tem coragem. Parabéns!