domingo, 7 de setembro de 2008

Rede Popular de Notícias em Santa Catarina, um desafio

O I Encontro pela Soberania Comunicacional, Popular e Libertária, promovido pelo Portal Desacato e pela revista Pobres & Nojentas, realizado nos dias 5 e 6 de setembro no Plenarinho da Assembléia Legislativa, em Florianópolis, tratou de temas fundamentais e pouco discutidos nos meios de comunicação, como soberania comunicacional, software livre, decadência das instituições de dominação, a assimilação, por parte do Estado, dos movimentos sociais, e a criminalização e defesa legal dos movimentos sociais.
Um dos destaques foi a participação de integrantes da Agência Contestado de Notícias Populares (Agecon), que tem como missão ser um instrumento de luta para divulgar as ações dos movimentos sociais, anunciando um projeto popular para o Brasil e denunciando a criminalização feita aos movimentos sociais pelos grandes meios de comunicação.
Jilson de Souza, integrante da Agecon, disse que na região do Contestado, Centro-Oeste de Santa Catarina, a disputa e concentração dos meios de comunicação é muito maior do que na Grande Florianópolis. Há forte repressão sobre os movimentos sociais por parte do aparato militar. “A comunicação também é latifúndio a ser ocupado”, disse Jilson, ao se referir ao papel da Agecon.
A Agência conta atualmente com 19 organizações sociais e 30 colaboradores em cinco estados e se coloca como claramente parcial na divulgação de notícias. Jilson contou que a Agecon foi procurada por uma assessora de imprensa da prefeitura de um município da região, que reclamou por não ter divulgados os releases que enviava. – Onde está a imparcialidade? – perguntou a assessora. E Jilson devolveu a pergunta: - E vocês por acaso divulgam os materiais enviados pelos movimentos sociais da região?
É grande a luta da Agecon para manter o trabalho. O provedor da página da Agência é privado e são freqüentes os problemas de queda de rede e de desaparecimento de notícias. Apesar disso, de 13 de abril até agora foram identificados 3 mil IPs que acessaram a página da Agência, com cerca de 15 mil acessos.
Jilson encerrou sua fala com um desafio: que se lute pela formação de uma Rede Popular de Notícias em Santa Catarina, fundamental para construir um espaço coletivo de comunicação que faça o contraponto aos grandes meios de comunicação.
O endereço da Agecon é
www.agecon.org.br

Nenhum comentário: