segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Participe do I Festival de Croniportagem de Abya Yala

A revista independente catarinense Pobres & Nojentas, buscando incentivar a produção de textos que retratem a vida real que viceja nas cidades de todo o país, realiza seu Primeiro Festival de Croniportagem de Abya Yala. Este é um gênero inventado pelas Pobres que mistura elementos da crônica, posto que focaliza o cotidiano, e também da reportagem, visando a profundidade e a análise.

São características da crônica, diz Massaud Moisés
, a ambigüidade, a brevidade, a subjetividade, o diálogo - que possibilita uma conversa imaginária com o leitor -, o estilo, entre o oral e o literário, a temática, sempre ligada a questões do cotidiano, e a efemeridade. A croniportagem aproveita, em maior ou menor grau, todos esses elementos, aos quais acrescenta dois atributos da reportagem jornalística: a entrevista e a contextualização. Os perfis, portanto, podem alimentar-se dessas características.

A idéia é convidar as gentes de todo o país e da América Latina a contarem uma história de seus lugares de vivência, seja o perfil de algum trabalhador ou trabalhadora, de um militante social, enfim, alguém que faça a diferença no cotidiano das suas vidas, ou ainda a história de algum lugar que seja significativo para a vida das cidades, e que congregue a vida real dos trabalhadores e trabalhadoras.

É sempre muito importante ter em conta que a revista tem um recorte de classe, ou seja, seu objetivo é expressar a vida dos empobrecidos, da comunidade das vítimas.

Para participar basta escrever um texto com no máximo três mil caracteres (com espaço), dentro das características da croniportagem e da proposta editorial, e enviá-lo, acompanhado de até duas fotos. Os textos serão publicados paulatinamente na revista impressa e/ou no blog, para fugir da lógica do concurso. No mundo que esperamos já estar vivendo com nossa prática cotidiana, não haverá perdedores ou não-classificados. Haverá apenas aqueles que querem se expressar e que encontram seu espaço. Os textos devem ser enviados à redação da Pobres até o dia 30 de março via correio eletrônico ou correio normal.

Participe e mostre a vida que acontece na sua cidade.

*Abya Yala - nome originário das terras invadidas por Colombo. “Terra do Esplendor” (na língua kuna).

Contatos:
eteia@gmx.net (elaine) ou misabreu@yahoo.com.br (Míriam)

ou


Revista Pobres e Nojentas
Rua Coruja Dourada, 914
Campeche
88.066.035
Florianópolis/SC

Nenhum comentário: