segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Notícia "surreal"

Reproduzimos trecho de notícia da Agência EFE , de Pequim, divulgada pela Folha de S.Paulo. Coisa, como se diz, surreal...

Bombeiros apagam incêndio que durou 180 anos em mina chinesa


Um incêndio, que começou há 180 anos em uma mina do noroeste da China, foi apagado neste mês por uma equipe especial de bombeiros, que trabalhava na extinção das chamas desde 1997, informou hoje a imprensa estatal chinesa.
O fogo foi provocado aparentemente por mineradores que tinham discutido com seu capataz, na mina Rujigou --região autônoma de Ningxia-- no século 19. O incêndio consumiu 30 milhões de toneladas de carvão, cerca de 10% da reserva total da jazida, em quase dois séculos.
A população da região vivia em perigo, com fendas fumegantes se abrindo no solo freqüentemente e um alto risco de deslizamentos de terra. Os habitantes tentaram apagar o incêndio por diversas vezes, mas a ação do corpo de bombeiros só começou há 10 anos.
"Uma vez vi uma cabra cair numa dessas fendas e ser completamente consumida pelo fogo em minutos", disse Wang Jihai, capitão do esquadrão de 120 bombeiros que durante uma década combateu o fogo, à agência estatal Xinhua.
Devido à alta toxicidade da fumaça, cada bombeiro só podia trabalhar no máximo 10 minutos seguidos, o que retardou as tarefas.
Os incêndios de longa duração em minas, muito difíceis de apagar devido às dificuldades de acesso, são freqüentes em países como China e Índia. A falta de controle de muitos poços pequenos, que são abandonados com grandes quantidades de pó de carvão, material altamente combustível, é a principal razão.
O incêndio de Rujigou era considerado um dos mais antigos da China, junto com o de outra mina próxima, Baijigou. Os dois começaram quando o país ainda era um império sob o comando da dinastia Qing.
As autoridades dedicaram esforços especiais para apagar o incêndio de Rujigou porque o seu carvão é de uma variedade de altíssima qualidade, chamada de heibao (gema negra).

Nenhum comentário: