terça-feira, 28 de agosto de 2007

Seminário debate homossexualidade, identidades e cidadania

Confira uma das notícias que vai circular na próxima revista:

Por Celso Vicenzi, de Florianópolis

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, em Florianópolis, irá sediar nos dias 5 e 6 de setembro o Seminário Homofobia, identidades e cidadania LGBTTT.
OK, se você não se atualizou, vamos ao início: depois daquela história de Adão e Eva comerem a maçã, a sexualidade humana incorporou múltiplas possibilidades. LGBTTT é a sigla para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros.
O assunto tem ganho destaque em todo o mundo. “Plurais em sua diversidade, os novos arranjos e seus sentidos ampliam as discussões sobre a paternidade e a maternidade, o casal, a família e o amor, tradicionalmente centradas na norma heterocêntrica”, resume o livro que comento mais abaixo.
O seminário terá várias mesas-redondas, com temas como homofobia e segurança pública; parceria civil e conjugalidades homoeróticas; comportamento do consumidor e empregabilidade; mídia e representações sobre sexualidades e identidades de gênero; educação e combate ao sexismo e homofobia; religiões e homossexualidade.
Durante o encontro será lançado o livro “Conjugalidades, parentalidades e identidades lésbicas, gays e travestis”, da editora Garamond, organizado pela professora de Antropologia da UFSC, Miriam Grossi, em conjunto com Anna Paula Uziel (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Luiz Mello (Universidade Federal de Goiás). A obra contém artigos selecionados de autores do Brasil, da Espanha, do Chile, da Argentina e da França, que fazem abordagens oriundas das mais diversas disciplinas, em particular da Antropologia, do Direito, da Psicologia e da Sociologia.
Um dos estudos é sobre os travestis de Florianópolis e suas famílias, de Fernanda Cardozo, do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC. Outro, de Rosa Maria Rodrigues de Oliveira, pesquisadora do mesmo Núcleo, examina acórdãos judiciais e entrevistas com magistrados sobre conjugalidades homoeróticas em quatro estados brasileiros.
Mais informações em
www.nigs.ufsc.br/seminariolgbttt.

Nenhum comentário: